top of page
NOSSA HISTÓRIA

Quem foi Violeta Formiga?

Violeta nasceu na cidade de Pombal, sertão da Paraíba, no dia 28 de maio de 1951. Era filha de José Formiga e Dona Prima Gonçalves Formiga. Passou a infância e adolescência na cidade de Pombal. Estudou no Colégio Diocesano e na Escola Normal Arruda Câmara na sua cidade natal. Em 1971, transferiu-se para João Pessoa e ingressou na UFPB no curso de Psicologia. Na Universidade, já revelava tendências para a poesia e começou a divulgar seus poemas nos jornais da capital e no jornal literário Correio das Artes. A poetisa paraibana viveu apenas 31 anos e deixou apenas um livro – Contra Cena. Violeta sofria bastante, tendo em vista o Ciúme do marido, que acabou ele próprio tirou-lhe a vida, ela pagou o mais alto preço, por ser bonita, inteligente, sensível, poetisa e principalmente por ser MULHER.

 

Após a sua morte, os amigos reuniram poemas inéditos e publicaram “Sensações”, uma edição póstuma. Violeta é personagem importante no universo literário e nas ações libertárias femininas nos anos 80, em João Pessoa – PB.

Como surgiu o coletivo?

 

 

O Coletivo surgiu em meados de 2015. O primeiro Movimento Político sobre gênero na cidade de Guarabira-PB  foi idealizado pelo Coletivo, o “1º Beijaço pela Diversidade” aconteceu no dia 07 de Abril de 2015.

 

Observando a ausência de grupos que discutam estas temáticas na universidade, resolvemos da continuidade a esse projeto.

As atividades retornaram no dia 09 de Maio de 2016. Trata-se de uma luta contra as discriminações sexistas, que encontra grande repercussão, entre as quais se impõe como uma evidência: não é pelo fato de ser mulher que se deve fazer isso e evitar aquilo; o sexo, por si só, não impõe nenhum comportamento específico. Por isso:

 

Tire sua intolerância do caminho que nós vamos passar!

Sejam todxs bem vindxs!

 

Socorro - Cássia Eller
00:0000:00
bottom of page